
Descubra quais são os materiais e os tipos de telhas metálicas, suas diferenças e como escolher a ideal para sua obra
As principais telhas metálicas encontradas no mercado hoje em dia são as galvanizadas e as de galvalume.
O aço galvanizado, também conhecido como B.Z.N Galvanizado – Zincado, uma chapa com superfície com brilho metálico e desenhos que parecem flores (resultados do crescimento de cristais de zinco durante o processo de solidificação).
Enquanto o Galvalume é feito com 3 camadas de materiais diferentes. A principal diferença entre os dois materiais é que o aço galvanizado recebe um tratamento de zinco depois da sua confecção e o galvalume tem os componentes separados.
As qualidades dos dois são muito parecidas, com o galvalume tendo mais resistência e mais durabilidade que o galvanizado, mas seu custo de produção também é maior. Por isso o galvalume acaba sendo uma alternativa mais cara.
Benefícios da Telha Metálica
Devido à possibilidade de ser completamente reciclado, sua produção não produz resíduos que agridem o meio ambiente e, em condições ideais, ter uma vida útil de até 300 anos. O aço galvanizado é usado nos mais diversos empreendimentos, com destaque para locais que necessitam de estrutura mais pesada (como galpões, fábricas e indústria) desde os anos 1950.
Uma das grandes vantagens do uso desse material é a economia de dinheiro e de tempo que ele traz para a obra. Por ser feito sob medida, é rápido de ser instalado e produz menos entulho.
Além disso, a manutenção de um telhado feito com telhas de galvanizado é fácil de ser feita. E por característica do próprio material, é muito resistente aos efeitos do clima.
Tipos de Telhas Metálicas
São vários os tipos de telha produzidos e cada um traz uma vantagem diferente para o empreendimento. Separamos para vocês as principais e mais procuradas no mercado.
- Termoacústicas: tem sido colocadas em prédios sustentáveis. É feita com um material isolante (que pode ser EPS, PU, lã de rocha, lã de vidro, PET), que formam uma barreira que impede que o som e o calor entrem no ambiente (locais frios ->retém o calor/locais quentes -> mantem o calor fora) entre duas camadas de chapa de aço.
- Onduladas: usadas para coberturas e fechamentos laterais, aliadas à resistencia mecânica.
- Calandradas: mais usadas em coberturas em arco e fechamentos laterais. Tem um perfil curto e liso, sem trecho plano (é curvada em todo o comprimento). E é usada em locais que necessitam de pequenos raios.
- Pré-pintadas: Feitas com bobinas pintadas antes de virar telha, possui um acabamento de epóxi (antes da pintura). Tem maior durabilidade que a pós pintada.
- Forro: Composta pela telha trapézio (diversos moldes) na parte superior, um material termoacústico (camada isolante) e chapa de aço que pode ser trapezoidal ou ter um formato de forro (sem trapézios).
- Multidobras: possui vincos próximos (que permite a criação de muitos ângulos), realizadas na chapa.
- Simples: formada por apenas uma chapa de aço com trapézios.
Como escolher a telha ideal para mim?
Para escolher a melhor telha para a sua obra, é preciso que você considere onde ela será colocada, algumas características específicas do local, a função que ela terá e seu orçamento.
Quer saber mais sobre telhas metálicas em Piracicaba e região, acompanhe nossas redes sociais e nosso blog
E entre em contato com a JJ Calhas e Esquadrias de Alumínio através do nosso site www.jjcalhas.com.br e peça o seu orçamento.
Acesse o nosso blog e fique por dentro das novidades