
Descubra mais sobre vidros e saiba como escolher o ideal para a sua esquadria
O vidro é muito usado em uma esquadria, seja ela de correr ou até de giro. E é usado principalmente em janelas de banheiro, de quarto e até portas de varanda.
Porém existem vidros de várias espessuras e diferentes tratamentos, que são indicados dependendo da esquadria e do local em que ela será instalada. Na janela de um banheiro, por exemplo, não é legal que o vidro seja incolor e transparente.
Como saber qual é o vidro ideal para o meu caso?
O vidro mais indicado para sua esquadria depende de diversos fatores. Como por exemplo o tamanho da peça ou onde a esquadria será instalada.
Em uma porta grande que vai na parte externa da casa, por exemplo, o mais indicado é um vidro temperado de uma espessura maior, pela sua resistência.
Outro exemplo é a indicação de um vidro opaco na janela de um banheiro, pois ele impede que se veja através dele.
Os tratamentos e suas características
Os vidro mais utilizados no mercado são o temperado, o laminado, o comum e o miniboreal.
Listamos abaixo as principais características de cada um deles.
O vidro Temperado é lapidado e passado na tempera, o que o torna mais resistente. Mas é preciso ter cuidado com as pontas, que são mais frágeis e passíveis de quebra. É um vidro que estoura quando quebra, por isso fique atento. As espessuras mais comuns são de 6mm, 8mm e 10mm. Esse vidro é indicado para peças grandes ou que vão no exterior da casa.
O Miniboreal é mais usado em banheiro por ser fosco e em peças pequenas pois a espessura mais comum é de 4mm, o que o torna mais frágil.
Já o Laminado são dois vidros (normalmente temperados) colados com uma película de entre eles. A película pode ser colorida, jateada, incolor ou ainda com uma face espelhada. Quando o vidro quebra, a película impede que ele estoure e caiam cacos, fazendo com que ele fique como se tivesse craquelado. As espessuras mais usadas são a de 3+3 (um vidro de 3mm + película + outro vidro de 3mm) e a de 4+4 (um vidro de 4mm + película + outros vidro de 4mm). É muito indicado para estruturas que ficam no tempo.
Os vidros chamados de comum, também conhecido como float não passam por nenhum tratamento. Pode ser apenas cortado ou lapidado (com as bordas arredondadas para tirar o corte, ou seja, diminuem as chances das bordas cortarem). Espessuras mais comuns são de 4mm e 6mm.
É interessante explicar que podemos mandar os vidros float, miniboreal e laminado para a tempera, assim esses vidros também serão temperados e terão a mesma característica de ser mais difícil de quebrar.
Quer saber mais sobre as esquadrias de alumínio, acompanhe nossas redes sociais e nosso blog.
E entre em contato com a JJ Calhas e Esquadrias de Alumínio em Piracicaba através do site www.jjcalhas.com.br e peça o seu orçamento. Acesse nosso blog para ver mais conteúdos: www.blog.jjcalhas.com.br